5 dicas para te ajudar a se organizar

11:00


Acredite se quiser, rola entre os meus amigos o mito de que eu sou uma pessoa organizada. Se você não me conhece o suficiente, deixa eu te falar: eu nem sei se isso é verdade. Mas eu amo conteúdos relacionados ao tema e acho que esse é meu primeiro post aqui no blog sobre o assunto. Eu gosto mais de organização do que realmente consigo colocar em prática. Mas eu tento e é baseada nessa minha experiência de tentativa e erro que vim trazer 5 dicas (bem básicas) para te ajudar a se organizar.

Antes de mais nada, quero dizer que acredito piamente que organização é muito baseada naquilo que funciona pra cada pessoa individualmente. Algumas coisas são senso comum, mas muitas não são e a gente só descobre tentando. Eu atualmente misturo um pouco de tudo o que já ouvi e li sobre organização e me viro com isso. E tento. Tento muito porque disciplina é uma coisa que ainda tô aprendendo a desenvolver. E apesar de não me orgulhar disso, me orgulho de ser uma pessoa teimosa, porque isso me faz continuar tentando. E essa também é uma das coisas que a gente vai ver nas dicas que eu separei pra dividar com você. Então, vamos lá!

▶ ACORDAR MAIS CEDO
Se você tem acúmulo de tarefas, essa é minha primeira dica. Não só porque eu já li O Milagre da Manhã mais de uma vez, mas porque é senso comum que quando você acorda mais cedo, você consegue fazer mais coisas por ter um número de horas maior à sua disposição. E, vamos combinar, que é muito legal quando você chega na metade do dia e percebe que já fez um montão de coisas que não faria acordando tarde e se arrastando para o restante do dia. Acordar cedo quando a gente não tá acostumado é um pé no saco e se a gente não tem um objetivo claro, fica muito mais difícil. O que nos leva à próxima dica!

▶ DEFINIR OBJETIVOS
Confesso que essa é difícil pra mim, porque geralmente fico com medo de me comprometer com desafios muito complexos e acabar não cumprindo, o que faria eu me sentir frustrada. Mas o segredo aqui é definir metas realistas que vão te ajudar a chegar mais perto de um "objetivo maior". Se você já pesquisou um pouco sobre organização ou já viu algum conteúdo sobre como atingir suas metas deve saber que, quando a sua meta é complexa ou de longo prazo, o ideal é definir pequenas metas (que sejam realmente ações) que vão te ajudar a realizar o que precisa. Por exemplo, eu que tenho uma dificuldade imensa de fazer uma arrumação inteira no meu quarto de uma vez só, vou fazendo por partes. Primeiro organizo a mesa e o armário onde guardo meu livros, depois as caixas que ficam em cima do guarda-roupas, depois o guarda-roupas, e não necessariamente tudo no mesmo dia, porque são coisas que eu levo um dia inteiro pra fazer. Mas se eu colocar só "arrumar o quarto" e não definir como eu vou fazer isso, a probabilidade de eu ficar adiando essa tarefa é muito maior.

▶ ARRUMAR SEU ESPAÇO
Pois é! O exemplo usado na dica anterior é a próxima dica. Eu fui uma adolescente super bagunceira. Minha mãe brigava demais comigo pra eu arrumar meu quarto e as roupas que eu deixava espalhadas. Não me orgulho disso, mas sempre soube que em algum momento eu viraria essa chave. Não que eu seja a Miss Organização agora, mas a bagunça que rola de vez em quando atualmente nem se compara com a bagunça de antigamente. E isso tudo porque eu percebi que minha cabeça funciona muito mais livremente quando o espaço à minha volta está organizado. Os meus vários cadernos têm seu lugar, os livros que estou lendo no momento têm um lugar certo pra ficar até eu não precisar mais deles e guardar em outro lugar (onde ficam os livros que eu já li ou vou ler em outro momento). Tento manter a minha mesa sempre arrumada, mesmo que eu bagunce todos os dias enquanto trabalho, no final do dia tudo volta pro lugar de onde saiu e é assim que eu procuro manter a minha cabeça no lugar.


▶ MANTER O FOCO
A tentação de fazer mil coisas ao mesmo tempo é imensa, eu sei. O tanto que a gente se perde tentando assoviar e chupar cana é complicado, eu também sei. Mas se você tem um montão de pensamentos avulsos na sua cabeça igual a mim, a melhor coisa que você pode fazer é escrever. Primeiro ter onde despejar o excesso de pensamentos que você tem. Pode ser um diário, uma agenda onde você escreve qualquer coisa que venha na sua cabeça, o Twitter (por que não?), sei lá! O que funcionar pra você. Organização tem a ver com o que te permite ser funcional. E depois escrever todas as coisas que você quer e precisa fazer em listas. Eu tenho uma agenda só pra minhas tarefas que procuro atualizar todas as noites antes de ir pra cama. Faço círculos (em vez de quadrados) e pinto esses círculos pra cada tarefa concluída. Sempre que lembro de alguma coisa que preciso fazer, eu acrescento na lista. É muito satisfatório e dá uma sensação muito boa de organização ter isso no papel e preencher os círculos pra cada tarefa concluída. Mas não é sempre que eu consigo cumprir todas as tarefas. O que nos leva à última dica!

▶ SER PERSISTENTE E CRIATIVO
Se hoje alguém consegue olhar pra mim e dizer que me acha uma pessoa organizada é porque eu sou muito teimosa e tenho muita vontade de melhorar nisso. Mas ao mesmo tempo eu também tenho muitos momentos de preguiça e de me perguntar por que exatamente eu tô fazendo o que tô fazendo. A frase da minha vida é "desistir não é uma opção". Então, por mais que eu tenha meus dias (e eles são muitos), sempre tento de novo porque por mais que eu tenha que andar um pouco mais, olha o tanto que eu já deixei pra trás (sim, tô citando minha própria música aqui). A gente costuma não enxergar nosso próprio progresso porque tá sempre olhando pro que ainda não conseguiu e isso até pode ser bom se a gente também souber reconhecer todas as pequenas e grandes coisas que já conquistou até agora. Além disso, é muito importante a gente não se fechar no que já sabe e já conhece e buscar novas maneiras de fazer as coisas funcionarem. Eu tô sempre mesclando minhas maneiras de me organizar usando aplicativos e suas notificações, mas não esquecendo a agenda de papel. E de vez em quando eu deixo as coisas correrem no próprio fluxo, sem planejar, sem acordar cedo e sem me cobrar resultados porque minha criatividade precisa de uma quebra na rotina pra fazer sentido. Então chutar o balde às vezes me ajuda a ser mais produtiva do que fazer tudo certinho o tempo todo. Mas como eu já disse neste e em outros posts, você precisa descobrir o que funciona melhor pra você.

Então, essas são as minhas dicas mais genéricas sobre organização, mas eu posso voltar com mais dicas de apps, de vídeos, canais ou livros que me ajudam a entender melhor o assunto e até mesmo a me manter motivada nessa busca por ser uma pessoa mais organizada e consequentemente uma versão melhor de mim mesma. ♡

• • •

Follow Me:
YouTube | Instagram | Spotify

Deixe seu comentário

Você talvez goste

0 comentários