MÚSICA: Por Que E Como Se Associar À UBC

11:00


No primeiro dia útil do ano (02 de janeiro) chegou na minha casa a minha carteirinha de associada da União Brasileira de Compositores (UBC). Eu me associei em novembro do ano passado e fiquei esperando chegar tudo certinho pelos Correios. Junto da carteirinha veio o calendário de distribuição e um guia para novos membros. Agora, se você está se perguntando por que eu me associei e como eu fiz isso, continua lendo esse post que vou tentar explicar tudo!

A UBC é uma organização sem fins lucrativos, que integra o Escritório Central de Arrecadação e Distribuição (ECAD), e que basicamente faz a arrecadação e distribuição dos valores referentes à direitos autorais dos compositores e produtores. Não é a única organização nesse segmento que existe, mas é uma das que mais ouço falar e também foi a que meu produtor me indicou quando comecei a gravar em estúdio.


A distribuição funciona resumidamente da seguinte forma:

Do montante arrecadado é deduzido o custo de administração das associações. A distribuição também é definida de acordo com o tipo de utilização da música (cinema, TV, execução ao vivo ou de fonograma etc.). E, a partir disso, elas são enquadradas em diferentes segmentos. Encontrado o valor da obra, este será dividido entre os titulares dela (autores, editora, versionista, produtor fonográfico, intérpretes e músicos - isso, claro, dependendo do tipo de distribuição). A periodicidade da distribuição depende da rubrica (tipo de utilização).


Para maiores informações sobre cada tipo de utilização e porcentagens clique » AQUI «

Mas atenção, isso não funciona como registro. Para de fato proteger suas músicas de plágio, é ideal que você registre na Biblioteca Nacional ou em outro órgão que lide com REGISTRO AUTORAL, que não é o caso da UBC e a moça que me atendeu quando fui fazer o cadastro fez questão de ressaltar isso.

Para se associar é bem simples e tá bem explicado no site. Você vai levar xerox (e originais) do seu RG, CPF, comprovante de residência, uma foto 3x4, os dados da sua conta bancária (se deseja receber diretamente por ela) e » este formulário « preenchido (isso é opcional - eu tive dúvida sobre alguns itens e acabei não entregando o formulário, que foi preenchido na hora pela própria funcionária da UBC). O prazo pra chegada da carteirinha é de mais ou menos 45 dias.




Espero que tenha ajudado e para maiores informações, vocês podem entrar no » site da UBC « porque lá tem tudo bem explicadinho, os formulários e tudo mais. Ah, e caso tenha interesse em saber mais, comente aqui que futuramente eu volto pra falar sobre os recebimentos. Beijos ♡

• • •

» Follow me «
SpotifyInstagram | YouTube

Deixe seu comentário

Você talvez goste

0 comentários