Linguagem das cacheadas

10:30

Já quis escrever este post antes, mas achei que não era necessário porque todo mundo já sabe o que é transição capilar e o que isso implica, não é mesmo? Não. Nas últimas semanas recebi mensagens de algumas moças lindas me fazendo perguntas e fiquei surpresa ao perceber que algumas não sabiam o significado de alguns termos. Por isso, decidi sim escrever o post e espero que ajude quem ainda vai passar pela transição capilar (clique aqui para saber como foi a minha)  ou está começando a caminhada agora.

TRANSIÇÃO CAPILAR: É o termo que designa a decisão de abandonar os processos químicos que alisam os cabelos ou mudam suas características naturais (ex: progressivas, relaxamentos, henê...)

BIG CHOP: É o "grande corte". Quando se corta a parte alisada do cabelo. Geralmente se corta toda a parte alisada de uma vez (foi o que eu fiz), mas tem quem prefira deixar o cabelo crescer e cortar aos poucos.


TEXTURIZAÇÃO: Técnica (que pode ser aplicada de diversas maneiras, ex: coques, bigudinhos, tranças...) usada para mudar a textura do cabelo ou definir o formato dos cachos.


CRONOGRAMA CAPILAR: Uma agenda de cuidados para ajudar a tratar os cabelos e mantê-los saudáveis. Consiste em 1) HIDRATAÇÃO: para repor água nos fios; 2) NUTRIÇÃO: para repor óleos e nutrientes; 3) RECONSTRUÇÃO: para repor proteínas e aminoácidos.
Fonte: Cacheia
UMECTAÇÃO: É umedecer o cabelo através de massagens com óleos. Serve para combater o ressecamento e o frizz. O ideal é o uso de óleos vegetais.


NO POO/LOW POO e CO-WASH: Vou deixar quem entende dessas técnicas explicar melhor porque além de não saber explicar muito bem, eu não sou adepta dessas técnicas.


FITAGEM: Técnica de finalização que consiste em separar as mechas do cabelo em fitas para garantir a definição dos cachos.


RAKE AND SHAKE: Outra técnica de finalização que consiste em separar as mechas em fitas e balançá-las.


PLOPPING: Técnica de finalização que consiste em uma maneira de "amarrar" o cabelo numa toalha ou camiseta de algodão.


DEDOLISS: Pode tanto ser uma técnica de finalização quanto um macete pros cachos que não definem muito, sabe? Se liga em como a mocinha do vídeo faz!


Esqueci alguma coisa? Se você lembrou de alguma coisa ou sentiu falta de algo neste post, comenta aqui pra eu poder atualizar, tá bem?
Espero ter ajudado. Super beijo

Você talvez goste

2 comentários

  1. Que post ótimo Elisa!
    Muito legal mesmo pra quem já passou ou está pensando passar pela transição.

    Muito inspirador.
    Beijos,

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oba! Obrigada
      A intenção é ajudar mesmo
      Beijão

      Excluir