Especial Blogs: Como é ter um blog?

18:26

Olá, pessoal! Tudo bem? Como prometido, esta semana o assunto é blog e só blog por aqui. Ontem teve #blogday (confira aqui) e hoje eu vou dar continuidade ao Especial Blogs. E, basicamente, vamos falar sobre como é ter um blog. Vocês podem ver esse post como uma continuação de Sobrevivendo na blogosfera. Aqui vou abordar um pouquinho da realidade de fazer parte da blogosfera nos dias atuais.

Tenho uma super experiência? Não. Sou sinistramente famosa e influente? Também não. Mas estou inserida no meio e atuando como tal, então vou falar sim. E se reclamar, vou falar mais ainda! Trouxe alguns pontos pra este post. Os que mais têm me chamado a atenção ultimamente e falei um pouquinho sobre cada um. Vamos ver quais são eles?

♥ É legal, mas dá trabalho
Não pense que é só jogar um conteúdo qualquer na internet ou que é a coisa mais fácil e prática do mundo. A menos que você não se importe em fazer um trabalho de qualquer jeito, você vai ter que investir tempo em idealizar, gravar, editar e divulgar o blog, os posts e os vídeos (se você tiver canal). O que mais eu posso dizer? Você pode escolher qualquer assunto pra falar, mas só vai ser convincente se souber do que está falando. Personalizar o blog do seu jeito não é fácil também, mas você pode pagar alguém pra fazer isso. Se sua grana é curta, o jeito é se jogar em tutoriais pela internet, até mesmo pra aprender a usar os editores de vídeos. Pra divulgar existem as redes sociais, grupos de divulgação e tal, mas pra sobressair você precisa ser bom, verdadeiro ou inovar nas suas ideias.

♥ Não dá pra implorar parceria
Eu ainda não tenho nenhuma, confesso (até porque não tentei, por achar que preciso aprimorar as coisas por aqui antes disso). Mas vamos combinar umas coisas? Se você ainda não criou seu blog, nada de sair propondo parcerias, ok? Se seu blog começou agora, que tal conquistar seu espaço, seu público e deixar seu blog atraente pras marcas? Resumindo: que tal fazer o seu melhor, se preocupar com o conteúdo e em conquistar as pessoas antes de pensar em parcerias, brindes e em fazer vídeos de recebidos? Eu, particularmente, acredito que esse tipo de coisa acontece naturalmente. Não sou contra quem entra em contato com as marcas, mas tem que haver um mínimo de noção pra fazer isso certo. O que você pode oferecer pra essa empresa? Você pode ser legal, mas precisa de um público ao qual você possa recomendar alguma marca ou serviço, não é mesmo?

♥ SPAM não é nada legal
Tá liberado encher suas redes sociais de links do seu blog ou canal. Afinal de contas, a rede social é sua e você posta as suas coisas à vontade. Tá liberado divulgar onde a divulgação é liberada. Cada grupo de divulgação tem as suas regras. NÃO está liberado comentar a publicação do coleguinha com seu link se ele não foi solicitado. É super chato quando vem uma pessoa sabe lá de onde ignorando completamente o seu post, a sua foto, a sua pergunta e *insira aqui alguma outra coisa* pra divulgar perfil, canal ou blog. Não dá! Desanima, irrita e queima seu filme. Apenas pare.

♥ Você não pode se acomodar
Se você gosta do mundo blogueiro, não pode nunca parar de se atualizar ou achar que seu trabalho já é bom o suficiente. As coisas estão sempre mudando e é necessário acompanhar as mudanças. Estar em contanto com outras pessoas que façam o mesmo que você, acompanhar as novidades de outros canais e blogs, se ligar na rede social do momento... Enfim, perceber que sempre dá pra melhorar em alguma coisa e nunca achar que já está bom. Quando a gente se acomoda as ideias travam, fica tudo com a mesma cara e a gente meio que para no tempo. Então, é bom sempre aprimorar o que estamos fazendo.

Ah, como eu também havia dito, aqui vão as minhas indicações de hoje. Dois blogs que me ajudaram demais na construção do meu e que eu sempre indico quando me pedem. Com a Loma eu aprendi muito sobre como idealizar meu blog. E com a Gabs eu aprendi a personalizar o meu blog. Muito amor em apenas dois endereços:

E você que tem blog, conta pra mim o que mais você enxerga na blogosfera que precisa ser compartilhado! De pouquinho em pouquinho eu acredito que faremos uma blogosfera cada vez melhor. Beijos e até

Você talvez goste

0 comentários