Sobrevivendo na blogosfera

10:30

Olá, pessoal! O post de hoje é meio de dica, meio de experiência, meio de observação, ok? Tive a ideia de escrever esse post lendo discussões e publicações em grupos de divulgação de blogs. Quando a gente participa de alguns, as coisas ficam muito nítidas sobre quem está perdido ou não quando o assunto é blogar. Não existe verdade absoluta aqui e eu falei do que eu carrego comigo e do que eu acredito (pode ou não funcionar pra você - você pode ou não concordar). Não sou a super expert em blogs, mas desde que entrei nessa, eu fui percebendo o que funciona e o que não. E hoje eu quero falar sobre essas coisas. Então, vamos lá:

- Escreva sobre algo que você leria: Eu acredito que existe público pra todo tipo de gente, todo tipo de blog. Não adianta você falar do assunto do momento se você não curte ele ou se é só o que os outros querem ver. E também não convém pedir que os outros definam sobre o que você vai falar. Do que você gosta? Sobre o que curte falar ou ler? Pro seu blog ser O SEU BLOG, ele precisa ter a ver com você. Produza um conteúdo que você como leitor gostaria de consumir.

- Ideias são ótimas, mas cuidado pra não perder a identidade: É muito bacana quando as pessoas dão ideias de conteúdo e se envolvem querendo te ajudar (especialmente as pessoas próximas). Mas é sempre bom filtrar as ideias pra não acabar se perdendo dos assuntos que você definiu no começo do seu blog pra tratar. Se você aceitar tudo o que te falarem, uma hora pode acabar se enrolando ou perdendo totalmente o foco.

- Nem tudo funciona do mesmo jeito pra todo mundo: Não adianta querer ditar regras porque cada caso é um. Cada canal cresce de um jeito, cada blogueira tem a sua frequência de postagens, o VEDA pode ou não funcionar pra canais pequenos, cenário pode ou não ser superimportante. Tudo depende de quem está vendo, de quem está fazendo e de como tudo está acontecendo. A sua fórmula para o sucesso pode não funcionar bem pra todo mundo.

- Não precisa ter pressa, mas precisa fazer as coisas direito: Cada pessoa tem seu tempo de crescer e de ver as coisas acontecendo, como dito no item anterior. Não precisa ter pressa até porque não acontece de uma hora pra outra. Dito isso, podemos concordar que fazer spam e ficar pedindo pras pessoas te seguirem de volta é péssimo? Faça as coisas com cuidado e o máximo de qualidade que você conseguir e entenda que é isso que vai fazer com que alguém realmente volte no seu blog ou canal e queria, de verdade, te acompanhar.

- Respeito é bom e todo mundo gosta: É necessário ter paciência com a galera que tá criando blog agora. Bizarro eu dizer isso com um blog com menos de um ano, mas eu já tive um blog antes e já ensaio ser blogueira há bastante tempo (e também já tive canal). Talvez as pessoas não tenham noção de que as blogueiras que a gente vê lá em cima não surgiram do nada, talvez pensem que é mais fácil do que realmente é, talvez precisem muito de aprovação. Não importa. Responder de maneira grosseira às perguntas dessas pessoas não revela nada sobre elas, mas sobre você. Então bora parar de só pregar o amor e passar a vivê-lo, beleza?

Por hora era isso o que eu queria dizer. Na blogosfera a gente aprende coisas todos os dias. Tanto sobre os blogs quanto sobre nós mesmos. O que podemos fazer pra melhorar, pra divulgar, pra interagir melhor com as pessoas que nos acompanham. O caminho pode até ser longo, mas ele pode ser prazeroso se todo mundo se ajudar, né? Não tenho grandes números a apresentar, mas estou construindo tanto o meu blog quanto o meu canal aos poucos e sei que não preciso estar afobada ou pegando atalhos. Tudo vai acontecer na hora certa se eu não parar de me esforçar e buscar maneiras de melhorar sempre.

Espero que todo mundo tenha entendido a intenção deste post e que ninguém se ofenda. No mais, estamos aí.

Beijos e até

Você talvez goste

2 comentários

  1. Cara, você está se tornando a melhor a cada dia que passa. Concordo com tudo que você falou e acrescento um item: Egoismo. Pessoas, vamos ser menos egoístas. É isso, pq o que tenho visto de pessoas egoístas, nesse mundo de blogueiros, não tá nem dando pra contar nos dedos mais. Faltam dedos. hahaha
    Beijos, flor.


    www.praondefugir.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Joene sendo fofa (como sempre). Obrigada, flor. Ia ser lindo se todo mundo se ajudasse. Mas virou quase um ringue a parada. Não é competição, tem espaço pra todo mundo. Beijo

      Excluir