Meu livro favorito

11:32

Eu sei! Estou muito em falta quando o assunto é livros e leitura aqui no blog. Tô custando a terminar de ler Paper Towns (#shameonme) e isso tá atrasando tudo. Não sei se é humanamente possível, mas eu pretendo colocar minhas leituras em dia até setembro (mês da Bienal). Mas enquanto eu não evoluo o suficiente pra dar conta dos meus livros, vim falar de um livro que eu super amo já há alguns anos: Tô com vontade de uma coisa que eu não sei o que é - Tati Bernardi.

Depois de um livro do Luís Fernando Veríssimo que eu li na escola (Comédias para se ler na escola - pois é), posso dizer que esse livro (e muitos outros textos avulsos da autora) me fizeram AMAR esse mundo de contos e crônicas. Eu simplesmente amo livros de contos e crônicas. São meus favoritos e eu não consigo me imaginar escrevendo de outra forma. Amo. Simplesmente amo.

Na época que eu comecei a ler os textos da Tati, eu estava numa fase amorosa bastante conturbada e ela parecia dizer exatamente as coisas que eu sentia e não sabia expressar. E o que sempre me chamou muito a atenção foi o fato de ela saber expor o que a gente é cheio de dedos pra dizer. Ela escreve e pronto. Não se importa como vão interpretar a loucura, a intensidade e o linguajar. E, no final das contas, quem lê acaba se identificando com coisas que nunca imaginou dizer, nunca imaginou pensar de forma consciente. 

Pra fazer vocês entenderem do que estou falando, resolvi juntar nesse post algumas frases e alguns trechos que eu grifei. Pois é, meu livro é todo grifado e isso é meio constrangedor, porque esses grifos dizem muito sobre o que eu já senti. Mas enfim... Talvez vocês já tenham visto algumas dessas partes do livro pelas internetas, porque ele é repleto de frases dignas de status no Facebook. Espero que gostem!

♥ Difícil é gostar de gente de verdade que, mais cedo ou mais tarde, vai perder a magia.

♥ Não é amor, não. É mais que isso, é mais que amor. Porque, pra te amar mais, eu tenho que te amar menos. Porque, pra morrer de amor por você, eu tive que não morrer. Porque, pra ter você por perto um pouco, eu tive que não querer mais ter você por perto pra sempre. E eu soquei meu coração até ele diminuir. Só pra você nunca se assustar com o tamanho.

♥ No final bruto, seco e silencioso da melhor festa do mundo que nem começou, é sempre isso mesmo. Eu aqui tomando meu chá-mate limão meio querendo chorar, meio querendo mentir sobre a vida até acreditar.

♥ Depois de tantos amores estranhos, pequenos, errados e tortos, finalmente eu tinha reconhecido, no seu olhar centralizado e no seu sorriso espalhado, o meu príncipe.

♥ Eu nunca vou entender. Eu nunca vou saber por que a vida é assim. Eu nunca vou entender por que a gente continua voltando pra casa querendo ser de alguém, ainda que a gente esteja um ao lado do outro. Eu nunca vou entender por que você é exatamente o que eu quero, eu sou exatamente o que você quer, mas as nossas exatidões não funcionam numa conta de mais.

A Tati além de escritora é publicitária, colunista e roteirista. Adoro o senso de humor meio depressivo dela e as loucuras que ela diz que fazem todo sentido. Ela e dona Sandy têm duas parcerias em músicas: Morada (que eu até tenho uma camiseta) e Ponto Final. Recentemente, pela conta do instagram da Tati (aqui), eu soube que esse livro não vai mais ser vendido (nem esse nem o A mulher que não prestava). Fiquei arrasada, porém aliviada por já ter. Nem sei se ainda é possível encontrar. Contudo, acho o livro maravilhoso!


Bom, por enquanto é isso! Mais tarde vamos dar início ao desafio de escrita #PHpoemaday (eu estava ansiosa para voltar). O que é? É um desafio promovido pela Vanessa Chanice (saiba mais aqui) que consiste em publicar um escrito baseado nos temas pré-estabelecidos durante todos os dias deste mês. Eu amo esse desafio e estou tensa, pois achei os temas difíceis, mas vamos lá! Logo mais o primeiro tema estará aqui no blog.

Beijos e até

Você talvez goste

2 comentários

  1. Eu também adorava Comédias para se ler na escola *---* E tô esperando seus textos do #PHpoemaday :D
    Bjss

    http://www.estrelaminha.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Livro maravilhoso! <3
      Tô ansiosa com esse #PHpoemaday! Vamos ver como é que fica...
      Beijos ♥

      Excluir