3 razões pra você comentar

14:00

Olá, pessoal! Estou aqui pra pontuar umas coisinhas que são MUITO IMPORTANTES pra todo mundo que tem blog ou que se expõe de alguma forma na internet pra produzir algum conteúdo. Antes de mais nada, preciso dizer que eu (pelo menos ainda) não ganho dinheiro com meu blog, então o que eu vou falar aqui não inclui nada que tenha relação com a parte monetária (até porque eu não domino).

Por que estou escrevendo este post? Porque a maioria das pessoas que eu lido no meu dia a dia não tem canal ou blog. Talvez por isso não compreendam bem a importância de um comentário numa postagem (seja no blog, no vídeo recém-postado ou numa foto que a gente publicou na page). Pessoas, vocês são importantes pra caramba dentro do que a gente está fazendo! Apareçam!

Vez ou outra eu recebo uma mensagem inbox, um tweet ou alguém me fala pessoalmente numa conversa que viu a postagem/vídeo X, Y ou Z no meu blog/canal e que gostou ou que acompanha meu blog e gosta do que eu escrevo. E eu só sei disso semanas ou meses depois de ficar me achando a mais excluída das blogueiras (bobinha, ninguém passa despercebido na internet). Levando isso em conta, decidi escrever este post listando motivos pelos quais o comentário de um leitor é muito importante.

1. Feedback - o comentário é o retorno "mais imediato" do trabalho de um blogueiro, youtuber ou instagrammer. É a forma mais rápida e direta das pessoas dizerem o que acharam do que alguém postou.

2. Motivação - quem tá do lado de cá da tela sabe o quanto pensar em conteúdo, produzir e editar pode ser cansativo e as coisas cotidianas (que acontecem com todo mundo) que podem tirar um pouco o tesão da gente se doar até ao que gosta. Acreditem, quando a gente está vivendo um dia daqueles, um comentário atencioso faz toda a diferença e nos dá gás pra seguir em frente!

3. Aperfeiçoamento do conteúdo - através dos comentários (claro, os construídos em cima de uma crítica relevante) a gente percebe em que precisa melhorar, as ideias que ainda não explorou, o que pode fazer pra deixar um próximo material mais interessante... É através dos comentários também que você pode deixar uma sugestão de algo que queira ver naquele blog/canal/inclua aqui o que você quiser.

O mais legal disso tudo (aceitem isso como um bônus) é estar em contato com pessoas diversas que, graças a internet, podem ter acesso a algo bacana que você faz. Por isso, é sempre muito bom estimular as pessoas pelas quais você se interessa, porque assim elas vão estar sempre empolgadas e empenhadas em melhorar a cada post/vídeo novo. Ok? Então, bora comentar e dizer o que você achou desse post? Vou amar responder!

Beijos e até  

Você talvez goste

13 comentários

  1. Você conseguiu resumir de forma bem explicada e sucinta os motivos. Eu concordo super, o post pode ter 1 bilhão de views, mas se não tiver um comentário, parece que tu tá falando sozinha e se pergunta se fez algo certo ou errado... enfim, é tudo que tu disse mesmo, nem preciso acrescentar mais nada! Adorei! Beijo, Blog B de Bia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, linda! Eu tava com a ideia desse post há bastante tempo, finalmente escrevi e acho que foi tudo o que eu precisava dizer sobre isso. Fico feliz que tenha gostado. Beijos

      Excluir
  2. Arrasou, Elisa!
    Acho que toda blogueira já se sentiu a excluidona, esquecida... e de repente vem um comentário mais atencioso, carinhosos e a gente percebe que está colocando ao menos um pouquinho de coisa boa nesse mundão.

    Conheci seu blog agora, muito bonito, parabéns!
    Blog Entretanto

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, Ju <3
      Eu escrevi esse post já faz um tempinho e tô surpresa com os comentários que tô recebendo nele. Acho que, pra quem faz parte da blogosfera, isso é sempre bastante atual. Se a gente não vê ninguém participando, acaba se sentindo desmotivada. É sempre muito bom quando alguém tem o carinho de comentar as postagens. Tipo você agora. Obrigada

      Beijos.

      Excluir
  3. Vi seu post no face e vim aqui te visitar
    Imagina eu que estou na blogosfera ha 6 anos. Apenas ressaltando que isso não me faz melhor do que ninguém. Comentário são super importantes sim e nos dão animo p continuar.
    Parabéns

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. 6 anos? Uau! É muito tempo. Eu tenho blogs há bastante tempo, mas antigamente eu nem divulgava. Era meu diário virtual e eu nem tinha essa preocupação de "outras pessoas vão ler". Na real, eu nem ligava. Tinha mais pra escrever aleatoriamente. Mas hoje eu gosto de estar aqui e gosto de compartilhar com as pessoas. É muito bacana quando elas se envolvem e participam comentando.

      Obrigada pelo comentário. Beijo <3

      Excluir
  4. Gostei muito do teu cantinho e passei a segui-lo realmente tens muita razão neste post porque qualquer pessoa que comente um texto nosso. Dá-nos mais vontade ainda de continuar a postar e qualquer critica construtiva é bem vinda. Beijinhos!

    http://grandesonhadorablog.blogspot.pt/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada *-*

      Então, pois é. A gente já tem em mente melhorar e produzir coisas interessantes. Mas quando comentam, essa vontade ganha potência, né não? É uma troca muito gostosa.

      Excluir
  5. E de saber que escreveu sobre isso já dá vontade de comentar! ��
    A abordagem delicada e mesmo assim clara, o comentário é tão vital no blog, tão vital no texto e está caindo em desuso, infelizmente.
    Parabéns, e merece ser muiiito compartilhado!

    Beijo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigadaaaaaaa <3

      Infelizmente tá caindo em desuso. E é tão bom ver quando as pessoas gostam do nosso trabalho. Tipo agora que você fez esse comentário amor. Super obrigada pela visita e volte sempre.

      Beijooo

      Excluir
  6. Hoe, Elisa!
    Primeiro, não conhecia seu blog antes deste post, recomendado na fanpage Indiretas de Blogueira, mas já adorei a forma como você se expressa. ♥

    Obrigada por expressar um sentimento que guardo aqui dentro há um tempinho - e que, por vezes, me senti culpada ou "mesquinha" por pensar assim, mas vejo agora que não é bem o caso.

    É engraçado que a gente tenta mandar indiretas-diretas para as pessoas comentarem e tentamos aplicar o que gostaríamos que outros fizessem por nós (nos blogs que gostamos e acompanhamos), mas não somos atendidos muitas vezes. Eu até entendo que as pessoas podem acabar vendo os blogs justamente naquela pausa do trabalho ou no celular - que bate uma preguicinha de comentar, por mais que o layout seja responsivo -, mas é triste quando isso acontece em todo santo post que fazemos. Ou não é recíproco. :(

    Acompanharei seus posts a partir de hoje! ;)
    Beijos, Blog Subindo no Lustre

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Adorei seu comentário! Obrigada pelos elogios <3

      O que me motivou a escrever esse post, na verdade, foi conviver com muitas pessoas que não têm blog, não sabem como funciona, não sabem como interagir com um blog. E eu achei que seria bacana explicar por que é importante que elas participem. É claro que tem a galera que sabe muito bem do que se trata e não tá nem aí, mas também tem gente que entra e sai sem comentar por vergonha (já rolou comigo) ou porque acha que não tem o que comentar naquela postagem. Tem também essa questão das pessoas entrarem no blog na pausa e aí elas ficam com preguiça mas, enfim. Eu achei que precisava falar sobre isso. E fico muito feliz em saber que pessoas como você se identificaram com esse post. Obrigada mais uma vez

      Beijooos

      Excluir
  7. Meu Deus, esse post resumiu tudo o que sinto e tenho vontade de falar, mas não consigo. Caí de paraquedas aqui no seu blog no meio da madrugada e estou encantada, assim que eu enviar esse comentário vou atrás de posts sobre cachos *já ganhou uma leitora!!* É engraçado quando alguma amiga ou conhecida diz "ah, eu vi aquele seu post, gostei" e eu fico meio "MIGA, MAS POR QUE NÃO COMENTAR??? MINHA AUTOESTIMA E AUTOCONFIANÇA AGRADECEEEEEM!!!" hahahaha. Me identifiquei de uma forma inexplicável. Parabéns pelo post! Beijos.

    ResponderExcluir